top of page

Agro foi responsável por 48% do que o Brasil exportou no 1º semestre

Atualizado: 17 de fev. de 2023

Saíram os números consolidados das exportações do agronegócio brasileiro como todo no primeiro semestre deste ano e o resultado foi recorde. O Brasil vendeu para o exterior quase US$ 80 bilhões em produtos agrícolas de janeiro a junho.

Esse valor é 29% mais alto que o registrado no primeiro semestre de 2021 e reflete a alta de 27% nos preços médios dos produtos exportados, bem como a diminuição em 1,3% no volume de cargas. Com isso, o agronegócio foi responsável por quase metade - mais precisamente, 48,3% - de tudo que o Brasil exportou nesse período.

Na liderança dos embarques está o setor de soja (que inclui o grão, o farelo e óleo), que, ao todo, embarcou pro exterior 64,7 milhões de toneladas do produto. O volume mais expressivo foi o do grão, que, mesmo assim, apresentou uma queda de 2.5%. Essa redução reflete a quebra na última safra, com uma colheita afetada pelo clima seco na região Sul, o que fez com que o país perdesse um pouco de espaço no mercado internacional.

Por outro lado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) trouxe um dado importante e histórico para o farelo de soja (que é basicamente usado para alimentação animal). Pela primeira vez, o país superou a marca de US$ 1 bilhão em exportação do produto e isso só no mês passado, em junho. Isso é resultado da guerra entre Rússia e Ucrânia, que reduziu a oferta de farelo para a alimentação animal no mundo inteiro.


bottom of page