ConheƧa 10 cultivares de soja para sua colheita render mais
- Caluba Sementes
- 31 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de fev. de 2023
A produção de soja Ć© extremamente importante para a economia e coloca o Brasil em lugar de destaque no cenĆ”rio mundial. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuĆ”ria (Embrapa) apontam que o paĆs foi quem mais produziu o grĆ£o em 2020, quando colheu mais de 124,8 milhƵes de toneladas em 39,95 milhƵes de hectares de Ć”rea plantada.
Os números alcançados no ano passado são expressivos e devem se manter altos nos próximos anos, mas para que as expectativas se confirmem o produtor precisa estar atento a alguns detalhes na escolha da cultivar ideal. O avanço da tecnologia e a qualidade das sementes são fatores fundamentais que devem ser levados em consideração nessa hora.
A Caluba Sementes tem as melhores soluƧƵes, onde a resistĆŖncia contra doenƧas e a adaptação fĆ”cil a vĆ”rias regiƵes do Brasil estĆ£o entre as qualidades e sĆ£o diferenciais na hora de escolher a cultivar ideal. Assim, elencamos 10 cultivares para que as safras dos produtores vendam cada vez mais: Ā
FPS 2063 IPRO: ideal para regiões baixas e quentes, onde hÔ a possibilidade de abertura de plantio com bom engalhamento e alto PMS. Além disso, é resistente a quatro doenças (cancro a haste, fitóftora, pústula bacteriana e mancha olho de rã) e pode ser plantada em estados como RS, SC, PR, regiões de SP e MS.
FPS 1867 IPRO: ideal para regiões quentes que pode ser plantada no RS, SC, PR, boa parte de SP e MS, além de algumas regiões de MG, GO e MT. Um cultivar que resiste a doenças como cancro a haste, fitóftora, pústula bacteriana e podridão parda da haste.
NEO 660 IPRO: entre os pontos fortes desta cultivar estão o teto produtivo, a responsividade e o engalhamento. A cultivar demonstra excelente resistência a cancro a haste, fitóftora, pústula bacteriana e mancha olho de rã.
NEO 610 IPRO: com resistência a cancro a haste, fitóftora, pústula bacteriana, mancha olho de rã, morte de plantas e acamamento, essa cultivar também possui alto teto produtivo, porte controlado, sanidade da raiz e moderna arquitetura de planta.
NEO 580 IPRO: sinÓnimo de alto desempenho e boa colheita, possui adaptação mais fÔcil em regiões altas do RS, SC, PR e SP, além de resistência à podridão radicular de Phytophthora (Raça 1), cancro a haste, fitóftora e pústula bacteriana.
INT 7100 IPRO: com alta performance em diferentes ambientes e ampla janela de semeadura, a cultivar pode ser plantada com facilidade no RS, SC, PR, MS, SP, MG e GO. Ć resistente a cancro a haste, crestamento bacteriano e podridĆ£o radicular de fitóftora, alĆ©m de ter uma resistĆŖncia moderada a oĆdio.
NEO 530 IPRO: com elevado potencial produtivo, porte controlado, precocidade, excelente enraizamento e moderna arquitetura de planta, tem resistência comprovada contra cancro a haste e fitóftora, além de resistência moderada contra pústula bacteriana e mancha olho de rã.
FTR 1157 RR: alto potencial produtivo, arquitetura moderna, superprecoce, Ćndice de engalhamento elevado e excelente para abertura de plantio sĆ£o as principais caracterĆsticas dessa cultivar. AlĆ©m disso, a cultivar Ć© resistente Ć podridĆ£o radicular de fitóftora e possui resistĆŖncia moderada para nematoide de cisto e nematoide de galhas. Entre as regiƵes de adaptação estĆ£o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
FTR 2155 RR: cultivar com alto potencial produtivo, arquitetura moderna, superprecoce e excelente para abertura de plantio, tambĆ©m possui uma adaptação fĆ”cil Ć s regiƵes Sul, Sudeste e Centro-Oeste do paĆs.
INT 6401 IPRO: com fĆ”cil adaptação Ć s plantaƧƵes catarinenses, gaĆŗchas, paranaenses e paulistas, a cultivar conta com altĆssimo potencial produtivo, Ć© superprecoce e tem sanidade radicular, alĆ©m de apresentar resistĆŖncia Ć podridĆ£o radicular de fitóftora.
